História - Educar Para Vida
icon profile blueicon profile redicon profile roseicon profile oliveicon profile doveicon profile turquoiseicon profile greenicon profile yellow

História

historia educar paravidaFoi numa tarde fria de 11 de setembro de 2005, em uma reunião com aproximadamente mil jovens, a maioria pertencente às famílias associadas a Associação dos Trabalhadores Sem Terra – ATST, que ocorreu a primeira reunião com aqueles que  buscavam  o sonho de conquistar um diploma universitário .

Após a tradicional oração de abertura, Marcos Zerbini, então vereador de São Paulo e Coordenador Geral da ATST, explica aos jovens o objetivo da parceria entre a Associação e algumas universidades paulistanas.

A idéia é oferecer aos estudantes que concluem o Ensino Médio a possibilidade de cursar uma universidade. Essa foi a semente para os convênios firmados entre a entidade e as instituições de ensino superior.

A proposta desse tipo de convênio surgiu de uma experiência semelhante realizado no Chile e apresentada num encontro realizado no Rio de Janeiro. A parceria teve início com a Universidade nove de Julho (Uninove).

Os números mostram que a Associação está no caminho certo, pois segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)  aos 19 anos de idade jovens que já deveriam estar na universidade ainda estão longe de concluir a Educação Básica. Especialmente os mais pobres. Apenas 22,4% concluem o Ensino Médio por falta de perspectiva  de entrar em uma faculdade devido sua condição financeira.

Imagem044“Infelizmente, os estudantes que concluem o ensino médio em escolas públicas não considera o ingresso em universidades públicas, principalmente entre os mais pobres, a opção seria as Universidades publicas. No Estado de São Paulo, o jovem que conclui o ensino médio tem 0,7% de chance de freqüentar uma universidade federal, nós vamos ajudar a mudar esta realidade e levar nosso jovens a realizar seu sonho com a Educar para a Vida.", enfatiza Cleusa Ramos, presidenta da ATST.

Os jovens chegam a obter até 50% de desconto em sua mensalidade, como bolsistas, claro não sem ter algumas obrigações para com a Associação e a universidade conveniada.

 

 

 

Videos da Associação

  • chamada video alesp
  • Associação Educar Para Vida - Marcos Zerbini - Reunião Fev/2013 - PEDAGOGIA DO DESEJO
  • reconhecimento internacional
     
  • DIEGO BORGES - PAIS E FILHOS/STAND BY ME (LEGIÃO URBANA) - (ASSOCIAÇÃO EDUCAR PARA A VIDA) - ATST
     
  • PaiseFilhos Stand By me AEducarPara a Vida
     
Próxima Reunião